COMO CRITICAR COM BONDADE PARA SER OUVIDO



Pensamento crítico é muito importante para o avanço da sociedade. No entanto, hoje em dia, em vez de discussões frutíferas que rendem bons resultados, debates são geralmente apenas duelos de egos.
Mas não precisa ser assim – existem maneiras de ser crítico e ainda ser educado, de discutir não para “conquistar”, mas sim para “chegar à verdade”, de não querer ser o certo a todo custo, mas sim buscar melhorar o entendimento coletivo.
O filósofo Daniel Dennett sintetizou os quatro passos de uma lista de regras formuladas há décadas pelo legendário psicólogo social Anatol Rapoport, mais conhecido por originar a famosa estratégia “olho por olho” da teoria dos jogos, de como compor um comentário crítico de sucesso. Confira:
Você deve tentar “reexpressar” a posição do seu oponente de forma tão clara e vívida que ele pense: “Obrigado, eu queria ter pensado nisso antes”.
Você deve listar todos os pontos de concordância entre os dois argumentos (especialmente se eles não são questões de acordo generalizado).
Você deve mencionar toda e qualquer coisa que aprendeu com o seu oponente.
Só então você está autorizado a dizer tanto quanto uma palavra de contestação ou crítica.
Se ao menos o mesmo código de conduta fosse aplicado a comentários críticos online, o mundo virtual seria um lugar melhor e menos hostil.
O que Dennett apontou é que é importante conhecer o lado do seu oponente e no que vocês dois concordam antes de partir para o ponto no qual vocês diferem – só assim se pode chegar ao melhor resultado, ou seja, à verdade.
E, caso você esteja pensando que essa é uma abordagem ingenuamente utópica, Dennett afirma que, na verdade, é uma estratégia psicológica bem estabelecida que tem o poder de tornar o seu adversário mais receptivo para sua crítica ou dissidência, o que por sua vez ajuda a avançar a discussão.
Não custa tentar, não é mesmo?

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima